Obra 'Altar para Roberto Carlos' de Nelson Leirner

Obra 'Altar para Roberto Carlos' de Nelson Leirner

Essa foto chama-se 'Altar para Roberto Carlos', obra de Nelson Leirner, um dos integrantes do Grupo Rex, importante manifestação de vanguarda da arte brasileira na década de 60. Desculpem não ter postado nos últimos dias, mas sabem como é? Preguiça das férias.... Vontade de não fazer nada...

Não sei nem porque estou postando essa foto. Não gostei muito dela e tive que cortar a lateral esquerda pra ficar melhor balanceada. Bom... De qualquer maneira está aí.

Sobre o grupo, a manchete que estampava a capa do primeiro número do irônico e bem-humorado jornal Rex Time, editado em junho de 1966, já anunciava o que estava por vir: “Aviso: É a Guerra”. Formado pelos autointitulados “especialistas em arte de vanguarda em São Paulo”, o grupo atuou como provocador das estruturas e preceitos das artes plásticas no Brasil. Em um circuito artístico ainda em formação, baseado na existência de alguns museus, galerias e leilões interessados na exibição e comercialização de arte moderna, o Rex buscava espaço para a produção contemporânea. Nas exposições e conferências apresentadas na Rex Gallery & Sons, nas edições do jornal Rex Time e nas obras de seus integrantes, o grupo questionou as bases de organização do sistema de arte, o papel do artista e do espectador, e o próprio estatuto das obras de arte. A Sala Rex exibe uma reunião de trabalhos realizados por membros do grupo entre 1964 e 1967, e apresentados na Rex Gallery & Sons, além das cinco edições do Rex Time, cartazes e convites das exposições, e matérias publicadas nos jornais da época.

fonte: (http://www.bienal.org.br/FBSP/pt/29Bienal/Participantes/Paginas/participante.aspx?p=90)

0 comentários:

Postar um comentário